Em entrevista a Tropical FM, nesta quarta-feira (08) participou a Agente de Endemias de Águas de Chapecó, Andrize Perosso (foto). Em pauta, o recente LIA - Levantamento de Índice Amostral ligado a Dengue, realizada no município de 22 a 26 de novembro. O trabalho é realizado duas vezes por ano.
O trabalho apontou Águas de Chapecó como situação de médio risco e 119 focos. O trabalho envolveu toda a área urbana, com centro e bairros e inclui dados das armadilhas e pontos estratégicos monitorados pelo setor de Endemias aguense.
Na reportagem, vários foram os alertas da agente para a comunidade, todos no cuidado básico, e que evite a proliferação de focos. Aliás, a época de calor e chuvas periódicas, é propícia para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunia, Zika e até Febre Amarela.
Na entrevista Andrize explicou como foi o trabalho, êxitos e dificuldades durante o processo. Ela lembrou de procedimentos simples, como o acumulo de água em locais já tradicionais, como caixas de água, calhas, recipientes, cisternas e pneus, que devem ser cuidados, além de terrenos baldios.
Também foi enfatizado pela agente o uso de repelente, como prevenção, a procura de atendimento em caso dos sintomas da dengue e que cada um faça sua parte evitando assim um possível epidemia como ocorreu anteriormente.
Os cuidados com a dengue também refletem na saúde pública e na prevenção a outros animais comuns nesta época do ano.
Acompanhe a entrevista na íntegra.
Tropical FM/EC
Comentários