top of page

São Carlos: Secretário explica convênio, contratação de médico e hospital


Em entrevista a Tropical FM nesta sexta-feira (20), participou o Secretário Municipal de Saúde de São Carlos, Ademir Damin, o Martelinho (foto).





Em pauta, destaque para as novidades em relação a médico para rede municipal, e o avanço da imunização contra a Covid19. Plantão em Águas de Chapecó e questão envolvendo o Hospital de São Carlos, também foram citados.


Sobre números da vacinação, o Secretário comemorou o avanço da imunização, com índices bastante significativos em relação a primeira e segunda doses. Ele citou números e percentual de pessoas imunizadas. Também chamou atenção para os dias de vacinação, e o trabalho diferenciado nas sextas-feiras, com busca ativa, atenção a acamados e cadastramento da demanda.


Sobre o convênio que possibilita atendimento de são-carlenses em Águas de Chapecó, o secretário fez um alerta. O convênio visa atendimentos de urgências e emergências, e em horários em que as Unidades de Saúde de São Carlos, não estiverem atendendo. Procedimentos simples e de rotina devem ser junto as UBS de São Carlos.


Neste sentido, o secretário também citou exemplo de descaso de pessoas procurando a unidade aguense, sem ser urgência e emergência e fora de horário junto ao 24 horas aguense.


Quanto a questão dos médicos, com o zeramento da lista de médicos do concurso público, São Carlos está com um processo seletivo para chamamento de um médico para atendimento em Linha São João, como é cobrado.


Ele explicou o TAC que exige concurso público em São Carlos, mas após zerar lista de espera, e em tempo de pandemia, até que se faça um novo concurso, o processo seletivo poderá viabilizar um médico naquela unidade, já a partir de setembro, conforme prazos legais.


Por fim, sobre o impasse envolvendo o Hospital Padre João Bertheir, Martelinho está otimista quanto a um acerto nas próximas horas, dependendo só de uma reunião com ajustes, que pode ocorrer entre Hospital, Ministério Público e a administração municipal.


Ele alertou que a interdição do Pronto Socorro do Hospital foi efetuado por Conselhos de Medicina e não pela gestão municipal, que defende a parceria e tem proposta já apresentada. O Secretário ainda frisou que a atual gestão não tem nada contra os profissionais que atuam junto a unidade.


Por fim, respondendo questões sobre vacinação, o Secretário Martelinho falou da possibilidade de vacinação contra a Covid19 para menores de 18 anos e de uma possível aplicação de terceira dose contra o vírus, mas que ainda não a nada definitivo para estas questões.



Assista;




Tropical FM/EC / Foto: Gabrieli Kothe

177 visualizações

Bình luận


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page