Em entrevista a Tropical FM na manhã desta terça-feira (27), participou o Secretário Municipal de São Carlos, Ademir Damin o Martelinho (foto). Em pauta, questões como logística de atendimento, médicos, e interdição de espaço.
Sobre a espera por um médico em Linha São João, junto aquela Unidade de Saúde, o secretário voltou a responder sobre o procedimento, em que médicos aprovados no último concurso público são chamados para o cargo, conforme lista de classificação.
A demora está no prazo que cada profissional tem, e que chega a 30 dias, até poder chamar o profissional seguinte, caso haja negativa do anterior, conforme regra criada anteriormente. Somente após a chamada e negativa de todos os profissionais desta lista é possível efetuar um processo seletivo. De acordo com o secretário, não é possível remanejamento de médico entre as unidades, conforme tem sido solicitado.
Além do médico de Linha São João, Martelinho ainda confirmou a contratação de um segundo profissional para atendimento na ala Covid, que inclusive será transferido para um local específico em breve. Ele não revelou o local e data da mudança. O atual profissional médico que atende a ala atualmente, ficará no atendimento específico da UBS do centro. As demais unidades seguirão com seus profissionais atuais.
Em relação a atendimentos, o Secretário esclareceu que o procedimento de alguns pacientes em passar por mais que uma unidade até receber atendimento depende de cada encaminhamento, que inclusive é o papel das unidades em relação a especialidades.
Já sobre os equipamentos básicos de cada unidade, o Secretário mencionou que todas estão preparadas para o atendimento básico, e com todos os seus materiais.
Na reportagem, Martelinho ainda explicou sobre a interdição da sala de esterilização, que já está sendo adequada, conforme normas solicitadas por órgão de estado, e que apenas procedimentos necessários estão sendo finalizados. O local inclusive recebeu capacitação onde apenas três profissionais terão acesso.
Por fim, sobre pandemia, o Secretário mostrou preocupação com a aglomeração junto a Praça Central flagrada durante o domingo (25), em São Carlos, e que os responsáveis estão sendo buscados. Já sobre imunização, ele alertou para aqueles que terão que tomar segunda dose nesta semana, que levem sempre a tarde, conforme retorno programado, toda a documentação necessária.
Tropical FM/EC / Foto: Gabrieli Kothe
Comments