A entrevista desta quarta-feira (08), recebeu o Analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa de Florianópolis, Haroldo Tavares Elias, e o Extensionista Rural de Caxambu do Sul - Juliano Gonçalves Garcez.
Em pauta, o levantamento giro safra, que busca atualizar estimativas da produção de milho.
O trabalho é desenvolvido por várias equipes em cidades do Oeste, com destaque para São Carlos, Palmitos, Caxambu do Sul. O trabalho é realizado pela Epagri/Cepa com parceria de cooperativas de crédito e produção, e auxiliará o governo do Estado em ações visando a safra e suas necessidades.
O mesmo trabalho também abrange outras regiões de Santa Catarina, assim como outras Culturas como Soja, e demais culturas. Haroldo e Juliano explicaram o processo realizado a cada safra e atualizaram dados locais, como a produção, qualidade e mecanismo do grão produzido em especial na região Oeste.
Santa Catarina tem déficit na produção de milho, pois produz apenas um terço da quantidade direcionada para agroindústrias, sendo necessária a importação do grão de regiões como Centro Oeste do país e do Paraguai.
Nos últimos anos, mesmo com algumas variações do clima, e algumas pragas como a cigarrinha do milho, o estado apresentou aumento na produção por área, porém também houve aumento da demanda no mesmo período. A reportagem também abordou a balização dos preços, commodities e propriedades.
Tropical FM/EC / Foto: Laura Deimiling
Comentarios