top of page

São Carlos: Alerta e prevenção à Dengue são pautas de entrevista


Em entrevista a Tropical FM, nesta segunda-feira (22) participaram o Coordenador de Endemias e Fiscal Sanitário, Fabio Castelani, e a Agente de Endemias, a Bióloga Patrícia Lopes (d), ambos de São Carlos. Em pauta, levantamentos ligado a Dengue, orientações e alvarás.



Fábio falou sobre o LIRa, Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, voltado a Dengue em âmbito estado, que já mostra o aumento significativo em números de focos da dengue desde o início do ano.


Aliás, São Carlos não fica atrás e desde janeiro já contabiliza 514 focos do mosquito transmissor. Em São Carlos, o levantamento ocorreu de 8 a 12 de novembro, e os números já são de alerta e coloca o município em situação de alto risco.


Patrícia, que desenvolve trabalho a campo, fez um alerta sobre situações encontradas, e que podem ser sanadas em procedimentos simples dos munícipes. A realidade do descaso é um alerta. Aliás, a Bióloga acompanhou o trabalho de Culminância do Programa Saúde na Escola – PSE, na última semana, e que levou a realidade desta problemática as instituições de ensino, já mostrando o resultado do LIRa e levando orientações.


Ambos os profissionais destacaram que com a chegada da estação verão e chuvas, época propícia para criação de focos, é importantes que todos intensifiquem o uso de repelente, como forma preventiva.


Na reportagem, ambos destacaram ainda os locais de constatação de água parada durante o LIRa, e ainda mencionaram quais são os sintomas e os tipos de dengue.


Por fim, Fabio ainda atualizou as informações quanto aos eventos e alvarás, que seguem portarias do Estado, conforme o enfrentamento e mapa de Risco, que no caso do Oeste voltou a condição Moderado cor Azul.



Acompanhe a entrevista na íntegra;



Tropical FM/EC

82 visualizações

Comments


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page