A semifinal da Copa do Brasil de 2022 reúne as três maiores torcidas do país, Flamengo (21%), Corinthians (15%) e São Paulo (8%). É a primeira vez que isso acontece. Completando a lista, o Fluminense, que tem 1% da preferência nacional. Ao todo, cerca de 90 milhões de pessoas envolvidas. É muita gente de olho na reta final, com dois clássicos do eixo Rio-São Paulo.
Pelo cruzamento, com Corinthians x Fluminense de um lado e São Paulo x Flamengo do outro, já há a certeza de mais uma final inédita na copa. Entre as quatro composições possíveis, entretanto, há a possibilidade de reviver a decisão do Brasileirão de 1990, quando o Timão bateu o rival tricolor. A seguir, detalhes dos confrontos da semifinal, cuja classificação rendeu R$ 8 milhões pra cada. Em relação às datas da próxima fase, a tabela básica aponta os dias 24 de agosto e 14 de setembro.
Fluminense x Corinthians:
Fluminense e Corinthians entram em campo nesta quarta-feira pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. A bola rola às 19h30 no Maracanã.
Após a classificação nas quartas de final com o Fortaleza no empate em 2 a 2, o Fluminense vem de vitória expressiva em cima do Coritiba, no Maracanã, por 5 a 2. O Fluminense só tem uma dúvida para a partida. O volante André, um dos destaques do meio de campo da equipe, apresentou sintomas gripais na última segunda-feira e foi poupado do treino. Mas apresentou melhora e treinou na terça. A comissão técnica do Flu tem a expectativa de que ele consiga jogar. Caso não atue, Martinelli deve ganhar a vaga.
Time provável: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; Nonato, André (Martinelli) e Paulo Henrique Ganso; Matheus Martins, Arias e Cano
Depois de perder por 2 a 0 no jogo de ida das quartas de final, o Corinthians contou com a força da torcida para reverter o placar e se classificar com um 4 a 1 em casa. Precisando descansar a equipe, Vítor Pereira poupou titulares contra o Fortaleza, na derrota do fim de semana no Brasileirão. O treinador português quer os principais jogadores chegando inteiros para a decisão. O Timão chegou ao Rio de Janeiro nesta terça-feira, com um dia a menos de preparação do que o Fluminense. Giuliano é a novidade da atual lista de desfalques do Corinthians. Com isso, um time parecido com o que venceu o Atlético-GO na fase anterior deve ser escalado.
Time provável: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto.
As duas equipes já se enfrentaram 116 vezes na história, com 41 vitórias do Corinthians, 33 empates e 42 do Fluminense. Na Copa do Brasil, são duas vitórias do Timão e dois empates.
São Paulo x Flamengo
São Paulo e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.
O Tricolor quer usar a força do Morumbi a seu favor para tentar construir uma vantagem no confronto. O time venceu os nove jogos de mata-mata que fez em casa neste ano e tem média superior a 43 mil torcedores em partidas do tipo. O técnico Rogério Ceni já admitiu que precisa de um placar favorável antes da decisão no Maracanã. Sem contar com o veterano Miranda, suspenso pela expulsão diante do América-MG nas quartas de final, Rogério Ceni sugeriu no último fim de semana que pode até mudar o esquema de jogo são-paulino para encarar o Flamengo. Acostumado a usar três zagueiros, o treinador pode abdicar de um para reforçar o meio-campo com Patrick. Caso opte pelo trio, Rafinha ou Luizão podem surgir como opção ao lado de Diego Costa e Léo. O treinador perdeu de última hora Gabriel Neves, com um problema no tornozelo.
Provável escalação: Jandrei; Rafinha (Patrick), Diego Costa e Léo; Igor Vinicius, Pablo Maia, Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Reinaldo; Luciano e Calleri.
O Flamengo volta ao Morumbi pouco mais de duas semanas após vencer o São Paulo com o time reserva. Dessa vez, Dorival Júnior mandará para campo o que tem de melhor, e Santos é o único titular repetido da equipe que fez 2 a 0 pelo Brasileirão. O Flamengo repetirá o time que entrou em campo na maioria dos jogos de mata-mata desde a chegada de Dorival Júnior. Apesar de ter Vidal cada vez mais à vontade e em forma, o treinador repetirá o time do 7 a 1 sobre o Tolima, dos dois confrontos com o Corinthians pela Libertadores, e do jogo da ida contra o Athletico-PR pela Copa do Brasil. David Luiz, Thiago Maia e João Gomes são os únicos que começaram o empate com o Palmeiras, no último domingo.
O provável Flamengo tem Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel e Pedro.
Fonte: ge / cassiozirpoli.com.br
Foto/Arte: clubes e CBF/divulgação
Kommentare