O programa Canal Aberto deste sábado (2º), recebeu o médico especialista geral, Gilmar Brustolin (foto).
Natural de Caxambu do Sul e atuando há 30 anos em São Carlos, o médico formado pela Universidade de Pelotas e com especializações em Porto Alegre, ambos no Rio Grande do Sul, falou sobre saúde, política de atendimento, política partidária e principalmente Hospital Padre João Berthier, o qual se orgulha de fazer parte.
Após falar de sua formação e família, ele abordou a questão relacionado ao atendimento na saúde, a prioridade, e pontuou a questão envolvendo a burocracia, a logística. Neste sentido ele lembrou do convênio do Hospital com o município, o que prevê, e elogiou a estrutura hospitalar, sendo conforme ele, um dos únicos municípios que possui um hospital e com essa estrutura e contas em dia. Atualmente o HJB possui cerca de 60 colaboradores.
Na conversa de 65 minutos, o médico falou sobre o custo da saúde, a manutenção da unidade, o atendimento aos 35 municípios e as especialidades hoje atendidas, com procedimentos cirúrgicos em uma estrutura formada para recebimento dos pacientes e profissionais. Por baixo são cerca de 500 procedimentos por mês, a maioria oftalmológicas. O Hospital em algumas situações dispõe do recurso e até novos e modernos equipamentos, mas emperra no profissional para operar.
Sobre politica de atendimento ele falou da atuação das unidades municipais no bom senso com o Hospital, e sobre a política partidária, ele espera um entendimento que resulte no bom atendimento aos pacientes e comunidade. A política em si também foi pauta na questão conjuntura dos municípios da Comarca, pontuada por Brustolin.
Tropical FM/EC
Comentários