top of page

Brasil chega ao maior número de medalhas em Paralimpíadas

O sábado (7) é o penúltimo dia de competições em Paris e começou com recorde do Brasil. Quatro medalhas conquistadas no atletismo fizeram com que o país garantisse sua melhor campanha geral em uma edição das Paralimpíadas. Até o momento, atletas brasileiros já subiram ao pódio 77 vezes na capital francesa, superando as 72 da Rio 2016 e de Tóquio 2020. E o número ainda deve aumentar, com mais disputas nas pistas do Stade de France e em outras modalidades.


Uma das responsáveis por ajudar o Brasil foi Rayane Soares. A maranhense, que já tinha conquistado a prata nos 100m, voltou às pistas neste sábado e faturou o ouro dos 400m da classe T13 (para atletas com deficiência visual). Com tempo de 53s55, ela ainda estabeleceu um novo recorde mundial.


As outras três medalhas do Brasil na manhã de sábado – já tarde em Paris – vieram com Ricardo Mendonça (prata), Christian Gabriel (bronze) e Paulo Henrique dos Reis (bronze).

Ricardo Gomes fica com a prata, Christian Gabriel com o bronze, e Bartolomeu Chaves fica em 4º nos 200m da classe T37.


Ricardo e Christian fizeram uma dobradinha nos 200m da classe T37 (para atletas com paralisia cerebral). Com marcas de 22s71 e 22s74, os dois chegaram na segunda e terceira posições, respectivamente, só atrás do atleta neutro Andrei Vdovin, que registrou 22s69. A prova também teve a participação de outro brasileiro, Bartolomeu Chaves, o Passarinho, quarto colocado.


Brasileiros avançam a finais


E não foi só de medalhas que o atletismo do Brasil viveu na primeira sessão paralímpica deste sábado. Outros três competidores do país garantiram vagas em finais que acontecerão à tarde – já noite em Paris. O gaúcho Wallison Fortes registrou o terceiro melhor tempo das eliminatórias (22s81) e brigará por pódio nos 200m T64 (para amputados de membros inferiores com prótese). O início da decisão está marcado para 14h51 (de Brasília).


Fernanda Yara e Maria Clara Augusto fizeram suas melhores marcas na temporada e avançaram à final dos 200m T47 (amputados de braço), com o quinto (25s66) e o terceiro (25s53) melhores tempos das eliminatórias. A disputa por medalha está prevista para 14h43 (de Brasília).



FONTE: ge.globo

FOTO: Douglas Magno/CPB

4 visualizações

Comments


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page